A
existência material é a oportunidade para exercitar o livre arbítrio, através
das experiências que aqui vivemos. Somos espíritos que temos um corpo, mas é
muito comum ouvir de alguns palestrantes e pessoas desatentas que temos um
espírito. Você que lê estas palavras, ouve um áudio, percebe os estímulos
oriundos do meio onde vives, é você espirito que percebe tudo isso, via corpo.
Você é o espirito.
Essa forma de ver, pode parecer um pouco confusa, num primeiro momento, pois o referencial material é o que prepondera, estamos mergulhados na matéria, compreensível isso. Você espirito, vê, ouve, sente, age e pensa através do corpo. Como não temos a perspectiva espiritual, perdemos essa noção.
Exercer o livre arbítrio é um exercício do espírito que comanda o corpo, que está mergulhado em situações da existência física, as quais favorecem o aprendizado e crescimento. Pode ser que sejam difíceis algumas situações, e é justamente por elas que aprenderemos a escolher caminhos na existência material que sejam mais leves e que nos tragam mais paz e harmonia.
Escolhemos sempre, mesmo de uma forma inconsciente.
Se desenvolvo mais consciência sobre mim, sobre o que eu quero, quais são meus objetivos, meus propósitos, posso tornar um pouco mais fácil a caminhada pela matéria. Pois quando estiver enfrentando um momento de tomada de decisão, terei muito mais claro o que me ajudaria a ser feliz e próspero, pois estaria ligado em mim mesmo, em essência.
Se vivêssemos em situações de tranquilidade e calmaria, não encontraríamos motivação para fazer nada de diferente do que sempre fazemos. O "mais do mesmo", regido por uma lei, a do mínimo esforço, é uma forma segura de caminhar. E, sendo esta nossa tendência, precisamos colocar atenção para não repetir aquilo que não nos permita desgrudar do que não serve mais e não contribui para uma vida mais satisfatória.
Aprender a escolher caminhos com mais maturidade e consciência sobre nós mesmos, é o resultado que esperamos, quando nos propusemos vir ao mundo material. Aqui, entramos em contato com diversas situações que nos tiram da zona de conforto e nos força buscar saídas, aprender mais, entender mais. E desta forma, quebramos nossos condicionamentos, desapegos, padrões mentais e emocionais. Emerge em nós mesmos a luz, paz e harmonia, em função das mudanças que obtivemos, dos aprendizados realizados. Caso não seja suficiente uma experiências que tire da zona de segurança e conforto, outras virão, até saturarmos do que estamos a viver e buscarmos mudar.
Parece ser uma cobrança “até saturarmos”, mas que na verdade precisamos compreender que, se estamos mergulhados num determinado campo de experiência, estamos sujeitos às interações com este campo. Se vivo num campo de inconsciência sobre mim, não terei clareza do que quero para meu caminho e para minha vida. Posso, desta forma, tomar decisões totalmente equivocadas e seguir caminhos que me levem ao sofrimento e ao fracasso.
Um espirito de luz é um espírito profundamente consciente de si mesmo, de seus recursos e de suas limitações. Sabe muito bem o que passamos, pois seguiu pelas mesmas trilhas no passado, por isso não julga, não cobra e entende perfeitamente nossas dificuldades na caminhada evolutiva. Assim seremos nós no futuro, mais conscientes sobre nós mesmos.
A luz interior é vibração. Os caminhos que escolhes percorrer te levarão aos aprendizados que necessitas. É uma questão de causa efeito. Solucionaremos nossos reais problemas quando tivermos maiores possibilidades de observação, além do véu da ignorância. Aprenda com a vida que levas hoje, resultado cem por cento de tuas decisões. Aprenda mais de você, será a porta de saída de muitas complicações que realizas com suas próprias mãos.
Ricardo Seixas Palestras e Mentoria em Projetos de Desenvolvimento Humano.
Deixe, abaixo, o seu comentário, dúvida ou sugestão. Irei responder durante os programas.
Deixe seu Comentário
Estou aprendendo meu caminho