Mensagens
13/08/2021 08H45
Muito se fala sobre a sexta-feira(13), data que é conhecida mundialmente de uma forma mística onde alguns, movidos pelas crendices, deixam de agir de forma natural.
Segundo o dicionário Informal, crendice é um estado mental que pode ser verdadeiro ou falso, pois é individual ou regional, crer em algo subjetivo.
Estas crendices passam de geração a geração, levando as pessoas a criarem falsas obrigações, a temerem algo que em qualquer outra data não dariam a menor importância como por exemplo:
Passar em baixo de uma escada;
ver um gato preto;
quebrar um espelho
A lógica nos diz que devemos sim tomar cuidado ao passar em baixo de uma escada sem olhar o que tem lá em cima, o risco pode ser a queda de algo sobre nós.
Para o gato que atravessa a nossa frente, sendo preto ou rajado, a atenção é para que ele não se enrole em nosso pés causando uma queda.
E quanto a quebra do espelho, o risco é o de nos ferirmos.
A Doutrina Espírita é embasada na fé raciocinada, nos traz explicações lógicas e racionais, permitindo com que a crendice dê lugar ao natural.
O orai e vigia deve ser uma constante, atitudes no bem irão se sobrepor aos pensamentos negativos.
As superstições na visão da Doutrina espírita são creditadas à imaginação fantasiosa e à ignorância. O item 2 do capítulo 18 do livro A Gênese, de Allan Kardec, diz que:
“Tudo na criação é harmonia; tudo revela uma previdência que não se desmente, nem nas menores, nem nas maiores coisas”.
Fonte: https://arquivorbn.radioboanova.com.br