Enquanto não entendemos as leis maiores da vida, passamos pela Terra sem compreensão mais profunda sobre os fatos que acontecem diariamente.
Nossos olhares então se focam no obscuro e, desconhecendo o real significado do que observamos, somos acometidos pelo medo e pela insegurança.
Não nos damos conta de que percebemos e sentimos tudo o que ocorre, conforme nosso entendimento.
Aos nossos olhos, a vida na Terra sempre foi permeada de momentos de paz e bonança, com outros de dificuldades.
No entanto, ao nos vermos diante de desafios e sombras que confundem nossa percepção, nos sentimos inseguros e passamos a retratar tais acontecimentos de forma superlativa.
As dificuldades são sentidas como tormentas a pôr em risco nossa capacidade de enfrentamento.
Uma ocorrência, que poderia ser considerada como simples ventania, nos parece um verdadeiro furacão a virar do avesso nossos sonhos e perspectivas.
Se um acontecimento mais grave nos chega ao conhecimento, logo imaginamos que é o fim do mundo, conforme histórias que ouvimos.
Quando nos entregamos ao desespero e ao desânimo, esquecemos completamente que não estamos em um barco à deriva.
Esquecemos que a vida é muito mais importante do que imaginamos e que o timoneiro permanece vigilante.
Se analisássemos os acontecimentos com tranquilidade, veríamos que toda tempestade tem outras razões além daquelas que podemos ver e perceber.
Se tivéssemos mais confiança em Deus, e compreendêssemos melhor suas leis, saberíamos que os raios que cortam os céus nesses momentos têm uma finalidade que muitas vezes desconhecemos: eliminar as energias nocivas da atmosfera.
Atentaríamos que no novo amanhecer, embora a paisagem se apresente tristonha, destroçada, a Providência nos favorece com a luz solar e a brisa suave, hálito Divino a abençoar a vida.
Confiaríamos que Deus sempre nos oferece novas dádivas, venturas, e a possibilidade de reconstrução.
Ao compreender melhor o sentido das leis Divinas que regem as nossas vidas, passaremos a bendizer as nossas tempestades, pelos benefícios que nos proporcionam.
Entenderemos que a escuridão que se faz, vez que outra, nos traz oportunidades de valorizar a luz do conhecimento e evoluir.
E que conquistamos nossa evolução pelo conhecimento e compreensão das leis Divinas e pela sua vivência em nosso dia a dia.
Portanto, se os acontecimentos se apresentarem sombrios, façamos a luz do entendimento em nosso interior e, sem desânimo, tenhamos a certeza de que Deus vela por todos.
Trabalhemos utilizando as bênçãos do tempo em nosso favor para o crescimento íntimo, que se faz urgente.
Esse trabalho deve se espalhar ao nosso redor, promovendo a tudo e a todos, abençoando a vida, as criaturas e a natureza.
Poder compreender e oferecer conforto, assistência, esclarecimento e paz, são bênçãos que propiciam a construção de um mundo melhor.
Em tempos de tempestade ou de bonança, façamos de nossas vidas mananciais de otimismo, esperança e paz, de confiança e de tranquilidade interior.
Redação do Momento Espírita.
http://www.momento.com.br