Temos dois aprendizados, que me parecem ser características ou especialidades marcantes deste planeta, que se destacam e se mostram como sendo de extrema importância em nosso programa de trabalho regenerativo pessoal, o que valeria complementar a informação dizendo que faz parte de processo de desenvolvimento coletivo tais experiências. No primeiro artigo, abordei o desapego, que fora descrito como se apresenta em nossa vida, desde o nascimento até o desencarne (quem não leu o último texto, pode procurar aqui no site da Fraternal). Agora quero comentar sobre o segundo aprendizado. Lembrando que, o caso de cada um, além destes dois aprendizados, pode ter outros conteúdos importantes a serem trabalhados, fazendo parte de seu programa pessoal de crescimento, configurando, mais uma vez reforçando, que estes dois têm características que se apresentam em todas as experiências de maneira significativa.
Quando Jesus fora questionado sobre qual seria o maior mandamento da lei, respondeu dizendo que: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. O segundo é semelhante a ele: ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os Profetas".
Deste pequeno trecho, do qual podemos encontrar lições expressivas de nosso querido amigo Jesus, conseguimos extrair grandes aprendizados, o principal é o de sabermos que saber amar faz parte de nosso programa neste planeta. Aprendermos a lidar com os sentimentos e emoções, são desafios a serem enfrentados por todos nós nos caminhos da vida. Somos espíritos ainda ignorantes nestes quesitos. Somos muito mais voltados às questões do ego e orientados por ele. Desta forma, não percebemos que não conseguimos lidar de uma jeito diferente em relação ao sentir, tendemos ao domínio do outro, como posse nossa. Queremos o destaque, a imagem social preservada, queremos a bajulação, a fama, o poder e tantas outras coisas que o ego deseja. Perceba que estes desejos estão alinhados com itens de ordem mais imediata, de coisas que são importantes, mas são tratadas de maneira desequilibrada e desordenada por uma mente ainda não madura para poder lidar de maneira superior com os mesmos itens. Basta ver a característica mediana da população, os crimes onde a posse do outro, como objeto, impera; os crimes voltados às conquistas de posições sociais, de lugares que propiciem prestígio, onde o caráter dos envolvidos pode ser amplamente questionado; a traição, o engodo e assim por diante se destacam.
Se temos estas lições pelo caminho, significa que este planeta não é um lugar de espíritos puros, já evoluídos. Temos sim que passar pelas experiências que nos digam respeito e nos colocarmos, como bons alunos, receptivos aos aprendizados que se apresentam em nosso caminho da jornada material. Somos imunes aos equívocos? Claro, obviamente que não. Portanto, não busque santidade em ti mesmo, onde não existe. Busque regenerar suas atitudes, seus pensamentos e sentimentos, seja lá em que área da vida for. Esteja atento ao que vem pelo caminho da vida. Tudo se apresenta como aprendizados importantíssimos e necessários à nossa evolução pessoal. Faça a sua parte, não espere que os outras façam o que não saibam fazer ainda, saia da cobrança. Ao criticar ou julgar, seja lá quem for, talvez não perceba que estejas tão comprometido, ou mais, do que aquele que se equivocou ao longo da jornada e que nesse momento lança seus julgamentos. O que contará é a renovação, e identificação do equívoco cometido, por si mesmo, de sua retratação perante sua consciência, fazendo e se propondo a um comprometimento pessoal em fazer diferente. A luz só pode se manifestar nos espíritos conscientes sobre si mesmos, que já procuraram realizar mudanças importantes em suas atitudes com sabedoria e discernimento. Que a manifestação da luz se faça no lugar do entulho que carregamos de longa data!
Este trabalho exigirá muito de você sobre verdade e vontade de querer fazer diferente. Muitos estão equivocados, achando que estão certos. Somente as experiências poderão nos trazer os resultados do que estamos plantando no caminho.
Queres luz? Faça que ela brilhe em teu ser, sendo consciente sobre o que se passa em teu íntimo. Atitudes externas não levaram a lugar nenhum. Conhecimentos não praticados serão apenas mais uma bagagem esperando para ser utilizada no momento oportuno.
Ricardo Seixas
@ricardosxs.mentoria
(11)96435.5071