Você já se sentiu que vive num momento de impasse na vida? Seja bem-vindo(a) ao barco. Talvez esteja passando por um momento assim ou certamente passará, se ainda não teve essa experiência. Mas, por que podemos afirmar com canta convicção sobre esse fato, passaremos por situações de aperto, impasse, dúvidas, dificuldades, aflições?
Vamos lá. Ninguém quer sentir mal ou ficar num estado emocional de dor e sofrimento, certo? Sim! Ok, o que acontece é, por mais que nos esforcemos para manter um padrão de vida equilibrado, longe de dificuldades, não conseguiremos em cem por cento por três motivos: o primeiro é que não somos tão evoluídos assim, espiritualmente falando; somos ainda muito ignorantes de nosso estado pessoal, precisamos ainda viver em um mundo onde seremos solicitados pelas dificuldades para podermos superar em nós mesmos os limites e barreiras que nos impedem o crescimento. A inconsciência é o fator número um, somos mais inconscientes do que conscientes sobre nossa dinâmica de vida. Alguém aí pode protestar e dizer que sabe muito bem o que está fazendo na vida. Acredito, mas mesmo assim você não dá conta dos conteúdos de ordem inconsciente que nos dominam. E a palavra está certa, dominam. O inconsciente comanda nossa vida muito mais do que podemos imaginar. Poderemos aprender a lidar com ele para termos um pouco mais de consciência e entendimento sobre nós mesmos, como se estivéssemos observando os efeitos no lado de fora, causados por nossas próprias atitudes, sem termos a noção de que o que esteja acontecendo fora motivado por nós mesmos. Chamo isso de indícios, ou, pistas que levam até mim mesmo. Posso aprender a me conhecer através do outro, através das situações que vivencio, da forma como é minha vida presente, tudo ao meu redor fala de mim, tudo ao seu redor fala de você. Quando me vejo num impasse posso não ter consciência plena para tomar uma decisão mais alinhada com minha essência e cometo equívocos.
O segundo motivo que levanto, neste breve testo, refere-se ao que quero evitar que aconteça. Evidente que faremos de tudo para evitar uma situação desagradável. Fazemos plano de saúde, pagamos vigilantes noturnos e sistema de monitoramento por câmeras, fazemos seguro de vida, plano dental, funeral, poupamos dinheiro, fazemos seguro para o carro, para o celular, bicicleta, computador, previdência privada e tudo que pudermos para evitar as situações indesejadas, principalmente de perda. Claro que isso é um direito de quem quer e pode. Planejar e poder preservar e cuidar do patrimônio evitando imprevistos é sinal de prudência. É aí que entra o segundo ponto. Uma coisa é ter zelo outra é fazer por medo. Talvez você não saiba que quando tememos algo, esse algo já faz parte de seu campo de energia e você está alimentando o que não quer que aconteça pelo medo de que aconteça. Parece estranho, mas é assim que funcionamos.
Existe um termo na psicologia que é sombra, ela é o vivido reprimido, aquilo que não aceito, não quero ou repudio, indica que uma experiência indesejada pode ser uma oportunidade que deveria ser aproveitada. É o conteúdo pessoal que se apresenta à luz, que vem à tona, que se torna consciente para poder ser integrado. Seria como se você atraísse o que quer evitar. O grande aprendizado estaria ligado ao que a experiência propicia para desenvolver em si a capacidade de saber lidar com a vida do jeito que ela é, de aprender a desenvolver mais segurança para tomar decisões, escolher melhor seu caminho, limpar o que tenha jogado no porão tentando esquecer, pois, se você decide algo com a expectativa de evitar um erro, você já está na energia do erro. A consequência disso é de tomar uma atitude alinhada com o que não quer. Conheço varias pessoas que fizeram de tudo para tomar a melhor decisão e não errar, mas que perceberam tardiamente que a decisão tomada, no final de tudo, fora equivocada. Você já passou por isso?
O momento de passarmos por uma situação de não saber o que fazer, faz parte de nosso processo de aprendizado pessoal, ninguém nasceu sabendo tudo, ninguém é perfeito. Procure conhecer um pouco mais sobre o que te move, teus desejos, teus ideais, o que é bom para que aconteça em tua vida, mas faça isso pensando num futuro de luz e harmonia em teu caminho. Se o foco for a tentativa de evitar algo errado ou de fugir, ou ter medo, a chance do errar é extremamente alta. Procure e coloque foco no acerto. Estatisticamente, se formos tomar uma decisão ao acaso, você tem chances de acertar em cinquenta por cento. Agora, se você analisar a situação, as chances aumentam mais para o acerto. Se você alinhar isso com outros elementos, que propiciem ter sintonia com tua essência, como o que deseja para sua vida e se isso vai ajudar você a chegar onde quer, as chances de acertar, aumentam extremamente. Quer que aumente mais ainda? Use de sua intuição, busque ter mais autopercepção, saber o que te alimenta como espírito eterno, eleve ao máximo o conhecimento que tens sobre ti.
Um terceiro ponto é a característica deste planeta, aqui estão reunidos espíritos que vibram nesta faixa de consciência limitada, tem dificuldades de compreensão, são mais imaturos, defendem dogmas, não percebem que estão chumbados em crenças que impedem o crescimento, o foco é para o umbigo próprio, mesmo com excelentes intenções, mas se equivocam quanto ao propósito do que fazem. Existe um ditado que diz “no inferno está cheio de gente com boa vontade” que representa a boa vontade que muitos têm, mas que ainda não compreendem bem qual a dinâmica deste nível de aprendizado oferecido por esta escola Terra e sobre a vida, acham que estão fazendo certo. Não entendem que não existe o certo e nem o errado, mas somente consequências do que você decide. Pelas consequências é que temos os aprendizados necessários ao nosso progresso, aprendemos mais pela dor do que pelo amor, por consequência de nossa própria ignorância. Quanto mais puder ter esse tipo de informação, mais próximo estarás dos acertos em tua vida. Use de certezas e firme as decisões. Caso se equivoque em alguma decisão, não é o fim do mundo, volte ao planejamento, veja o que tem de aprender e fazer novamente e recomece. O segredo dos que vencem é recomeçar. Para onde você decidir ir, será mais claro tomar essa decisão, siga seu coração, sua intuição, siga tua alma e assuma as responsabilidades do que esteja fazendo com tua vida.
É para esse lugar que precisamos ir.
Ricardo Seixas
@ricardosxs.mentoria
(11)96435.5071