Como você sente a presença de Deus e da espiritualidade em tua vida?


Essa é uma pergunta que não deve ser teorizada, já temos muita teoria na cabeça. Convido para que você sinta o que a pergunta evoca em você, que sensações, que lembranças, isso vem em primeiro lugar. O pensamento, você pode usar depois, aí você raciocina sobre o assunto. Estamos muito viciados no uso do pensamento, usamos sistematicamente para tudo e não damos espaço para que outras expressões de nosso próprio ser sejam manifestas, as abafamos.


Deus se apresenta nos momentos de maiores dificuldades que enfrentamos, nos momentos de paz e de harmonia, nos momentos de conquistas, de reações que precisamos ter, nos momentos de socorro que precisamos receber, nos momentos de desespero, nos momentos de falta de visão sobre o futuro, nos momentos onde podemos nos sentir perdidos, ou quando precisamos de uma orientação para que caminho seguir. Sao inúmeros os momentos que poderíamos descrever. Talvez pudesse ser mais fácil dizer que Deus manifesta-se em todos os instantes ao nosso redor, vinte e quatro horas por dia. Nós não percebemos, por justamente termos a mente ocupada em pensar sobre tudo e usarmos nosso referencial para jugar e avaliar a vida que passa a cada instante. 


Dar tempo para que Deus se manifeste ou dar espaço para que consigamos perceber que Ele se manifesta sempre e não percebemos?


Talvez, poderemos fazer uma reflexão rápida, lembrando de momentos de muita dificuldade vivenciados no passado, que já se foram, já foram superados, passaram. Deus estava contigo, através de mentores e amigos espirituais que nos acompanham, nos protegem e abençoam. Eles não podem nos tirar dos problemas criados por nos mesmos, não podem fazer com que tenhamos vontade de mudar as coisas na própria vida. Existem limites para que eles atuem e façam alguma coisa em nossa vida. 


Se quisermos mudanças, precisamos lembrar de que as mudanças devem ser iniciadas por nós mesmos, darmos o primeiro, o segundo e todos os passos possíveis para chegarmos até o final da jornada. No meio do caminho, poderemos sentir que não temos forças ou condições de poder seguir adiante. Receberemos a proteção para que nada que seja além do que temos na nossa capacidade de suportar, aconteça. Lembrar que tudo o que vivemos é fruto da nossa semeadura, vivemos a vida que plantamos, seja ela boa ou não. Cabe somente a nós mesmos a tarefa que sair de onde nos enfiamos. 


Talvez seja difícil ver que caminho seguir, do que fazer. Mas podemos contar com a espiritualidade nestes momentos, mantendo-nos firmes na marcha, mesmo sem saber exatamente para onde seguir, nos direcionarmos para a vida com vontade de viver e transformar o dia que começa numa oportunidade de sermos felizes, com o que temos em mãos, não importa o que. 

O que você pode fazer hoje, que lhe permita se sentir bem?


Faca alguma coisa por você, algo que possa trazer-lhe bem-estar e esperança. Reserve um tempo para orar e depois silenciar internamente e mente e ficar somente no silêncio, dê a oportunidade para eu conteúdos de luz invadam o teu campo de sensações, emanadas da espiritualidade que se encontra ao seu redor. É desta forma que eles nos ajudam, na emanação do bem, do amor, do respeito. Isso é tão sutil que passa desapercebido por nossa mente ocupada em resolver os problemas. Quando estamos neste estado de resolver os problemas, não temos a noção de que estamos agarrados a eles. Soltar os problemas momentaneamente não fará mal, eles não vão fugir de você, não tenha medo. Se quiser, cole uma etiqueta neles, para quem pegar, sem querer, saiba que é seu e te devolva.


Solte-os por alguns instantes, escreva numa folha de papel o que te preocupa, deixe-a de lado e faca silencio. Neste momento, com o tempo, você terá condições de poder perceber a sutil presença do amor, da paz, da harmonia, da confiança, emendas por aqueles que nos querem ver vitoriosos na jornada material. Perceba isso. 

Deixe seu Comentário


Aíla Maria - 10/10/2021 13h19
O Mestre não se importa em que caminho estamos, apenas espera pacientemente que O convidemos a caminhar conosco. Ele ficaria bem feliz em ser nosso companheiro de jornada. Se cairmos, sua divina mão nos levantará; se cansarmos, Sua Presença é o o descanso milagroso para a alma e corpo. Continuemos sem medo a jornada da vida terrena e o nosso esforço somente o PAI reconhecerá.