Como está você neste momento? Espero que estejas bem. Principalmente, bem consciente da grande oportunidade que tendes em viver o que esteja vivendo agora. Cada um com as experiências que levarão ao crescimento e desenvolvimento enquanto espíritos eternos que somos. A vida nos brinda com situações na medida exata e no momento exato, mesmo que tenhamos a sensação de ser insuportável o que enfrentamos, tudo na medida de nossas forças.
Podemos refletir na responsabilidade que temos ao escolher nossos próprios caminhos, quando decidimos as atitudes que tomamos frente aos desafios que nos visitam. Quanto mais conscientes formos dos efeitos de nossas próprias ações, pensaremos muito, antes de tomar uma atitude precipitada, pois teremos a exata noção de que tudo retorna ao nosso caminho de vida por efeito de uma lei natural, a de ação e reação. Saiba que, em muitas situações, uma escolha pode ser tomada sem tanta noção e clareza do que fazemos, por sermos ignorantes. Os elementos que embasam uma decisão podem estar numa dimensão inconsciente, sem sabermos bem como decidimos. Mas, tenhamos a certeza de que, sempre decidimos e a responsabilidade será nossa da mesma forma. Existem os atenuantes e os agravantes no que se refere às responsabilidades do que fazemos. Tanto é que, a compreensão de que somos cem por cento responsáveis por tudo que acontece conosco, pode não ser aceita num primeiro momento.
Talvez seja incompreensível mesmo para algumas pessoas, acreditar que temos dificuldades em nosso caminho no momento presente, por responsabilidades assumidas anteriormente através de nossas próprias decisões, tomadas perante outras pessoas. Poderemos em algum dia pensar: "onde será que eu estava como a cabeça, para decidir ter feito algo que me trouxe as dificuldades para minha vida no momento presente?”; “isso é injusto, pagar por algo que não lembro que fiz”. Fazer uma escolha, significa que, com nossa própria razão, escolho agir, pautado no que acredito ser o correto. Geralmente não temos tanta consciência sobre os resultados de nossas decisões. Envolvidos pela emoção e sentimentos da ocasião, algumas decisões acabam nos levando para outras experiências mais difíceis, o que faz com que o arrependimento apareça num futuro próximo e tenhamos a certeza de que nos equivocamos na atitude. Só que, depois de ter agido, não dá para voltar atrás nas consequências. "Pedra atirada, flecha lançada e palavra dita, não tem como tirar de sua trajetória".
Claro, reclamamos de muitas coisas que acontecem, de problemas que vivemos e desejamos mudanças, sem avaliarmos o quanto somos responsáveis por tudo o que vivemos no momento presente. O que comanda nossa trajetória, em todas as existências, é a energia que emitimos por nossas vibrações, que se manifestam via pensamentos e sentimentos. Quando falamos, pensamos ou agimos, estamos realizando essas ações por meio de nossa energia, trazendo à tona o que está cheio o coração. É desta maneira que vibramos no fundo da alma, portanto, estamos cheios desse tipo de energia. Tenha consciência do que sai de tua boca, do que se passa em tua mente, da forma como passam os sentimentos por dentro de ti mesmo. Perceba quem é você, a forma como pensa e sente. E está aí a resposta para poder compreender melhor os motivos de algumas situações que não mudam e persistem no caminho, que por mais que se reze não há como mudar o destino e sair de algumas dificuldades. A origem está em ti mesmo. Se quiser mudar é possível, o custo pode ser alto, só vai depender da tua vontade e necessidade de querer mudar. Claro, que a necessidade só quem diz é você e mais ninguém. Não adianta desejar da boca para fora, pois somente com bastante dedicação, poderemos mudar para um tom de mais harmonia nosso íntimo e assim mudar tudo ao nosso redor. Não há mal que resista à energia do equilíbrio, da luz, da paz e do amor, tornando essas as nossas mais caras conquistas.
Estamos sempre tutelados por amigos que nos acompanham os passos. Só não podem nos tirar a grande oportunidade e responsabilidade de resolver nossos próprios problemas. Se eles interviessem em nosso favor, isso seria tirar a oportunidade de crescimento via a solução destes problemas. Imagine, por exemplo, que você tenha um bebê e não quer que ele se machuque com o esforço de aprender a andar, todo momento você o leva no colo, e faz tudo que ele precisa para poder alcançar as coisas, os brinquedos, gerando uma comodidade que no futuro será extremamente prejudicial. Pois, este bebê, que hoje está sendo privado dos esforços de aprender a andar e de superar as quedas e se reerguer, tem sua liberdade sequestrada por esse cuidado excessivo. No momento em que ele quiser andar, não vai conseguir mais, suas pernas estarão atrofiadas. Saiba que, se você ajudar a borboleta a sair do casulo, você a deixará aleijada? Só com o esforço de sair do casulo, a borboleta consegue levar o sangue para todas as partes de suas asas e desta forma ela poderá abri-la para poder voar, caso contrário, a asa não se desenvolve e seu futuro é a morte. Tenha certeza de que poderemos sentir felicidade, mesmo em momentos desafiadores da vida, tendo a absoluta convicção de que somos amados, amparados e protegidos pela espiritualidade. Acredite, não estamos sozinhos, por mais que pareça o contrário, isso nos ajuda na construção da alegria do bem viver.