A vida pode ser interpretada segundo a visão de cada um. Temos desafios, obstáculos, situações que devem ser vivenciadas em nosso percurso de aprendizado e desenvolvimento pessoal, não esquecendo, claro, dos momentos bons e gratificantes que nos encantam. Estamos mergulhados numa dinâmica de aprendizado e expurgo. A benção das experiências que nos envolvem podem não ser tão bem compreendidas de imediato, principalmente quando a dor e o sofrimento estão presentes. Fazemos de tudo para nos defendermos e nos protegermos contra o que possa ameaçar a paz e a harmonia que julgamos possuir. Procuramos manter o status quo indefinidamente, livre de problemas.
Dependendo do que se trata, pode ser que vivamos em um equilíbrio aparente, não genuíno. Um estado de equilíbrio real temos quando grandes desafios batem à nossa porta e os enfrentamos com resolução e determinação, nossas atitudes são pró-ativas, fazemos o enfrentamento e procuramos resolver da melhor forma possível o que se apresenta. Caso contrário, se não possuímos tal equilíbrio, somos consumidos pelas situações difíceis, por esse motivo procuramos abrigo que nos proteja de tais situações. O enfrentamento pode nos dar condições de podermos realizar mudanças e seguir numa transformação altamente significativa de ordem pessoal. Somos impulsionados a mudar, os problemas e situações nos empurram para frente, estamos ainda numa dinâmica de evolução onde precisamos do empurrão para andarmos para frente, caso contrário estacionamos e não nos movemos, a vida tem sua arte para nos fazer caminhar. O progresso é um arrastamento irresistível que, por menos que se queira, andaremos.
Para que tudo ocorra de uma forma contributiva, precisamos de energia. Para termos energia, precisamos de nutrição. O que pode nos nutrir no caminho são as situações que nos causam harmonia, inteireza, paz e alegria. Você não precisa ser uma pessoa feliz em todas as áreas de sua vida para poder ter momentos de felicidade, mesmo que sejam momentos curtos, mas que sejam prazerosos. Estes momentos especiais, mesmo que breves, são muito importantes para nos dar motivação para trabalhar pela felicidade em nossa vida. Se formos mimados e imaturos, exigimos a felicidade para agora, como a criança que bate o pé e se joga no chão, chorando para poder ter o doce na mão. Muitos adultos se comportam desta mesma maneira, barganhando com Deus ou com a espiritualidade uma forma de ganhar o doce.
A energia que nos nutre é fundamental para termos uma base de apoio para mudanças desejadas, algo que nos proporcionará um estado interior de “eu quero mais disso”, mesmo que o que faça seja breve, mas será isso que mudará toda a perspectiva de vida, tirando a dificuldade do foco e colocando no lugar a esperança e a certeza de que será possível construir um futuro que seja de paz e harmonia. Nosso destino é a felicidade e a paz. A vida material é uma grande oportunidade de mudança de padrão de energia, Aqui somos envolvidos por uma camada de proteção, o corpo físico, que nos permite, além de esquecer do passado, nos impede de atuar na criação de mais dificuldades com nossa mente enfermiça. Aqui podemos focar na solução dos problemas que nos visitam com uma certa estabilidade, as coisas aqui são mais densas e para conquistar mudanças, precisamos de bastante energia para movimentar as coisas, essa energia, na física, chama trabalho.
Você deseja mudanças expressivas em sua vida? Inicie com uma base firme e clara, mobilizando a energia da inspiração através de momentos felizes que possas ter. Faça algo que te anime, te alegre, te enleve. Busque algo simples, uma companhia que goste de conversar para falar de coisas boas, valorize o passado como experiência de luz, o que foi possível ter aprendido, olhe para frente, cresça interiormente, busque a luz, a harmonia em teu coração. Nutra-se dos momentos simples e bons. O que você pode fazer hoje para se aproximar mais de uma sensação de paz e harmonia interior? Uma caminhada num parque? Visitar uma pessoa querida? Levar uma palavra de paz e luz para quem passa por dificuldades maiores? Caminhar próximo à sua casa, imaginando que se aproxima a cada passo de momentos de luz e alegria?
Escolha fazer o seu melhor, em todos os momentos, sejam quais forem. Nosso querido amigo Jesus nos deu a dica de como fazer.
Ricardo Seixas
@ricardosxs.mentoria