Queremos e desejamos paz. Esse é um estado interior que pode ser conquistado. É resultado da harmonia reinante no íntimo de cada um, portanto, é individual, depende única e exclusivamente do propósito para o aprendizado consigo mesmo. Conquistas pessoais devem ser concretizadas, somente assim teremos a possibilidade de que a paz seja reinante. Impossível ter harmonia interior se não tivermos recurso, habilidade e competência para realizar em nós mesmos os resultados que tanto desejamos.
O mundo nos oferece oportunidades através das experiências, nas quais podemos ampliar nossa capacidade para vivermos em paz. Claro que resultados significativos são atingidos ao longo do tempo, com esforço e determinação poderemos atingir metas importantes. Basta levantar pela manhã que já entramos em contato com as solicitações que a vida nos impõe, destacando as necessidades de sobrevivência e segurança. Num momento sócio econômico no qual vivemos, poderemos enfrentar situações marcantes e desafiadoras. Lembrando que, nada é por acaso, concluímos que, o que está acontecendo tem um motivo importante e significativo em nossas vidas, nos dá uma dimensão do grau de aprendizado que as populações de nosso país e mundial, estão submetidas. Quanto maior a pressão do meio externo, maior será a influência em nossas fibras emocionais, podendo nos levar a limites de nossa capacidade de resiliência, forçando-nos a uma mudança real, na forma de ver e sentir a vida, as pessoas e as situações.
O que vivemos intensamente nos últimos tempos, atinge diretamente três áreas de extrema importância para as pessoas, podendo, e justamente por ser de grande importância, gerar traumas, frustrações, desespero, apatia, angústia, só para citar algumas consequências, a mais grave, segundo meu ponto de vista, é a perda de significado da existência.
Quero destacar nesse artigo três áreas, ou temas importantes que, por experiência profissional, percebo fortemente ser a origem de muitas dificuldades e problemas para as pessoas, nas quais podemos encontrar situações que podem nos ser importantes para refletirmos sobre como superar os problemas do cotidiano, na expectativa de tornar o crescimento pessoal factível.
A primeira área é o financeiro, da qual tudo depende. A qualidade de vida, o nível de conforto, os desejos, os sonhos, de alguma forma dependem deste elemento. Que sonhos, desejos, vontades são esses? Certamente os que estão atrelados às necessidades de ordem material. O interessante é que a dificuldade neste campo, impele as pessoas para frente, na busca do estudo, do trabalho, do esforço pessoal para superação de dificuldades.
Outra necessidade que se destaca é o afetivo, o amor nos relacionamentos, principalmente no campo dos relacionamentos amorosos, a busca pelo amor da vida, pela companhia dos sonhos, daquela pessoa que nos preencha intimamente e que tenhamos a oportunidade de sermos felizes para sempre. Sonhos e desejos estão fortemente presentes nesse campo. Os desajustes nessa área trazem prejuízos importantes na relação das pessoas com a vida.
Uma terceira área de importância é pela saúde, faz-se de tudo para poder fugir das doenças, dos problemas físicos, principalmente dos casos considerados graves. Exames preventivos para poder ver se está tudo bem com sigo mesmo é realizado por uma parcela pequena da população. A grande maioria busca ajuda quando já está com algum tipo de problema. Problemas nessa área nos compromete inteiramente e, dependendo da patologia, nos impossibilita de poder realizar o que precisamos fazer no dia-a-dia.
Quero abordar cada tema em um outro artigo para cada um, mais detalhes que julgo importantes. Vamos aproveitar o momento de transição de um ciclo que finaliza e outro que inicia imediatamente, o encerramento deste ano se aproxima. Vamos aproveitar o momento para aprender e crescer em compreensão e realizar as avaliações necessárias do ano que termina e aproveitar os aprendizados para o ano que se aproxima.
Ricardo Seixas
@ricardosxs.mentoria
Whats: 11.96435.5071