A esperança é a última que morre, assim acreditamos. A esperança vem da palavra latina spes, que significa confiar em algo positivo, portanto um estado emocional que nos leva a ver, sentir a possibilidade de que algo de melhor pode acontecer, de que algo desejado seja alcançado.
Da mesma forma, outras palavras podem nos dar orientações para compreendermos o contexto da esperança. Esperar é uma delas, quando esperamos, não é no sentido de esperar um ônibus, um Uber, uma pessoa, está ligado, na verdade, a uma espera como um estudante que se dedica a uma formação, que pode levar alguns anos, faz estágio, esperando que uma boa contratação seja alcançada; ou a uma pessoa que se dedica ao trabalho com afinco, na espera de uma promoção, de uma ganho salarial melhor; ou uma pessoa que se dedica na sua empresa, na espera de um melhor faturamento. Perceba que isso depende, única e exclusivamente, da própria pessoa e de mais ninguém. Será que poderíamos dizer que a esperança depende de ação consciente em si mesmo? Um outro ponto sobre esperar é compreender  que podemos esperar algo que não vai se concretizar, mas teimamos em não querer enxergar a realidade. Isso já está mais próximo da ilusão.

Quando isso acontece entra em cena o des-espero, que é o não esperar mais, percebi que realmente que, o que eu tanto quero, não vai acontecer, caí na realidade, preciso cuidar de minha vida ou, nos casos mais dramáticos e difíceis, a pessoa percebe que sua esperança foi destruída e era algo crucial, o desespero entra como uma reação ao inevitável, a uma perda significativa, importante, difícil de ser absorvida, o que pode significar descontrole emocional. 

Quando nos vemos em situações de desesperança, temos de tomar muito cuidado e atenção a nós mesmos, pois isso pode nos levar a um estado de insegurança muito profundo, uma falta de base para apoio gerando desequilíbrio. Querendo ou não, o ser humano carece de referenciais para poder se apoiar, enquanto não os tiver internalizados, o que significa que, não importa o que aconteça no exterior, em nosso íntimo estarei mais seguro, posso passar por grandes agitações e complicações do momento presente, mas terei mais tranquilidade e equilíbrio para o enfrentamento. 

A esperança é um recurso para fazermos a ligação do que vivemos no momento presente e o que desejamos viver num momento futuro. Como não temos a ponte que liga esses dois estados, precisamos de uma alternativa que é a esperança. Ela fará essa ligação e nos dará energia sobre a possibilidade de que algo de muito legal aconteça em nossa vida.

Convido você a ter mais certezas, principalmente pelo motivo de que tudo que depende de você, está a seu alcance e disponível no universo que te cerca. Ação concentrada, entendimento maior sobre si mesmo, ter maior clareza sobre o que desejas, podemos alcançar realmente, é possível. Dê atenção aos recursos que precisa desenvolver para poder chegar onde pretende. Isso é sair da ilusão, enfrentar a realidade e obter resultados positivos de uma espera com atitude direcionada e consciente sobre o que se deseja alcançar. Tudo o que depende de si mesmo é possível de ser alcançado. Lembre-se de que para qualquer sonho, precisamos saber o que ele é realmente, os recursos que preciso ter para poder viver o que desejo, os conhecimentos que preciso buscar para poder me embasar no que quero viver e na autopercepção que propiciará o entendimento e base do que preciso fazer para chegar onde pretendo.  


Ricardo Seixas.  @ricardosxs.mentoria


Deixe seu Comentário