O Universo compreende a infinidade dos mundos que vemos e aqueles que não vemos, todos os seres animados e inanimados, todos os astros que se movem no espaço, assim como os fluidos que o enchem.

Deus criou o Universo por Sua vontade. 

Os mundos se formam pela condensação da matéria disseminada pelo espaço. 

Todos os globos que circulam no espaço são habitados. O homem da Terra está longe de ser o primeiro em inteligência, em bondade e perfeição.

A constituição física dos diferentes globos não é a mesma. Assim como a constituição dos seres que os habitam também é diferente. As condições de existência dos seres que habitam os diferentes mundos devem ser apropriadas ao meio para o qual foram chamados a viver. Os diferentes mundos contém, sem dúvida, elementos que desconhecemos.

Em relação à Terra, no começo, tudo era caos; os elementos estavam em confusão. Pouco a pouco, cada coisa tomou o seu lugar; então, apareceram os seres vivos apropriados ao estado do globo.

A Terra continha os germes que aguardavam momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se congregaram desde que cessou a força que os mantinha afastados, e eles formaram os germes de todos os seres vivos. Então, os seres de cada espécie se reuniram e multiplicaram.

Os elementos orgânicos antes da formação da Terra estavam em estado fluido pelo espaço, entre os Espíritos, ou em outros planetas, esperando a criação da Terra para começar uma nova existência sobre um novo globo.

A espécie humana se encontrava entre os elementos orgânicos contidos no globo. Com a formação da espécie humana espalhada sobre a Terra, os homens absorveram neles os elementos necessários à sua formação para os transmitir segundo as leis da reprodução. O mesmo se deu com as diferentes espécies de seres vivos.

A espécie humana não começou a partir de um só homem. Adão não foi o primeiro, nem o único que povoou a Terra. O homem, cuja tradição se conservou sob o nome de Adão, foi um dos que sobreviveram, em certo país, após alguns dos grandes cataclismos que, em diversas  épocas, perturbaram a superfície do globo e veio a ser o tronco de uma das raças que hoje o povoam. A época que viveu Adão foi aproximadamente 4000 anos antes de Cristo. As Leis da Natureza se opõem a que os progressos da Humanidade, constatados muito antes  de Cristo, tenham se cumprido em alguns séculos, se o homem não estivesse sobre a Terra antes da época assinalada para a existência de Adão. 

As diferenças físicas e morais que distinguem as variedades de raças humanas sobre a Terra vem do clima, da vida e dos costumes de cada região.

O homem nasceu sobre diversos pontos do globo e em épocas diferentes, e isso é uma das causas da diversidade das raças; depois os homens, se dispersando sob diferentes climas e aliando-se a outras raças, formaram os novos tipos. Mas todos somos da mesma família e constituímos uma única espécie. Todos os homens são irmãos em Deus, porque são animados pelo espírito e tendem ao mesmo fim.


Referências:

O Livro dos Espíritos – Livro I – Cap. III.


Deixe seu Comentário