EDUCAÇÃO DE FILHOS – sexta parte.
Chegamos nos tempos de mudanças enormes no desenvolvimento de uma criança rumo ao final da infância. Onde as transformações fÃsicas são inúmeras, e consolidam o que foi assimilado nas outras etapas.
As principais aquisições são: intelectuais, psicológicas e sociais e lapidação moral.
Desenvolve e fortalece-se o pensamento lógico, sua estabilidade e capacidade de abstração ficam cada vez mais e mais complexas. Sua opinião ficará muito mais apurada. Só para descontrair: nesta fase ele não troca 10 notas de valores pequenos (1 real) por uma nota de valor maior (100 reais), o que faria com facilidade lá na fase do artigo anterior. (Quinta parte)
Inicia-se a fase que coloca em execução apenas o que confiar ser real para si e questiona decisões de responsáveis, contra argumentando e muitas vezes desafiando.
É uma fase natural do desenvolvimento mas neste momento cabe aos responsáveis utilizarem de suas informações fornecidas e exercitadas ao longo de seu convÃvio e presença.
O sentido opositor e desafiador, precisa ser respeitado, na medida que esteja dentro dos parâmetros estabelecidos pelos responsáveis. Regras a serem seguidas – deveres e direitos, sempre regados de amor e diálogo na dose linear e constante.
Neste momento a fórmula se ajusta com os valores morais, psicológicos, cristãos na relação famÃlia, cada qual com seu papel na hierarquia bem desenhada desde a concepção.
Nessa faixa etária as amizades vão se solidificando pelas afinidades e compartilhamento de pensamentos e opiniões, substituindo as prioridades das relações fora do ambiente da primeira infância. Sabemos que os pais ou responsáveis por esses filhos ficam muito perdidos se não estiverem juntos nos primeiros inputs de informação, formação e convivência.
No final desse perÃodo, já entrando na adolescência, ocorrem riscos de seus filhos seguirem seus novos Ãdolos por afinidades, por promessas de sucesso ou de competitividade.
No entanto, nesse perÃodo, além dos exemplos, os princÃpios cristãos inseridos na lapidação do caráter e comportamento se fazem presentes e são decisivos nas escolhas para o bem ou para o perigoso.
Nestes longos anos de estudos e acompanhamentos - são 44 anos vivendo o dia a dia de famÃlias, jovens, adolescentes e crianças - afirmo que a saúde dos nossos adolescentes, já caminhando para a fase adulta, está na participação da famÃlia, escola, grupos sociais e religião. E, principalmente, são a maneira saudável de blindar seus filhos para o mundo.
E agora eles estão já na adolescência o que fazer?
Até breve, saúde, paz amor e prosperidade – estamos abertos a perguntas.
Antonietta Domine - Psicologa
Atendimento individual, Grupo e Familiar - DQ
Consultoria Empresarial em RH e Treinamentos & Conflitos
EspÃrita há mais de 40 anos e tarefeira do CEOS - Centro EspÃrita Obreiros do Senhor de S. B. do Campo - SP.
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