Meus queridos irmãos que acompanharam esta jornada do nascimento de vocês pais e vossas influências, juntos aos teus tesouros; vamos refletir por toda essa jornada que somam em média 20 anos. É chegada a idade adulta onde se notam as caminhadas que relatamos:
A importância da figura Paterna:
Uma figura paterna presente será decisiva para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social - a figura paterna é complementar ao da figura da mãe e têm importância nesta interação. Essa presença favorecerá que esse filho(a) tenha melhor autoestima e estrutura psicológica mais forte para tomar decisões como a escolha no caminho profissional e também favorecerá a estrutura na formação do ego destes e principalmente na sua inserção na sociedade – principalmente nas regras e condutas sociais, influenciando nas questões de respeito à hierarquia, tendo melhores controles da agressividade e limites nas relações interpessoais.
A figura paterna tem grande importância para a estrutura de uma criança desde seu nascimento.
E a figura Materna:
A figura materna traz, à criança, aprendizagens que a figura masculina, devido a sua natureza, não consegue passar. A grande diferença é fundamentalmente determinada pela estrutura da relação entre eles – de forma visceral de fato, como função necessária para a estruturação e desenvolvimento do psiquismo da criança. Esta não precisa ser necessariamente exercida pela mãe real, podendo também ser exercida pelo pai, pela avó, tia, babá, entre outros (porém no cotidiano, a ausência da figura materna de fato causa situações individuais que merecem atenção de quem rodeia essas crianças desde tenra infância).
O grau de cumplicidade afetiva entre o bebe e a mãe se solidifica já no primeiro contato ao sair do ventre. Na amamentação, inicia-se o processo de exercício da afetividade, cuidado e aconchego. O convívio com a figura feminina traz o equilíbrio dos afetos e das relações afetivas.
O entrelaçamento destas duas figuras são de grande importância para a formação de um novo ser, pronto para executar os exercícios que estão cravados em seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, equilibrado, amoroso, fraternal, consolidados com a fé raciocinada que só uma família cristã é capaz de imprimir. Essa blindagem, para as futuras figuras maternas e paternas, ficarão dentro deste ser tão pequenino e se repetirão na vida adulta com o melhor de todo esse aprendizado.
E repete-se o ciclo – na certeza que os desafios da adolescência o fizeram forte para o reinício de uma nova tarefa. Levando consigo uma jornada de puro aprendizado e agora podendo renascer a uma nova figura.
Até breve, saúde, paz amor e prosperidade. Fraternalmente,
Antonietta Domine - Psicologa
Atendimento individual, Grupo e Familiar - DQ
Consultoria Empresarial em RH e Treinamentos & Conflitos
Espírita há mais de 40 anos e tarefeira do CEOS - Centro Espírita Obreiros do Senhor de S. B. do Campo - SP.
Avenida Kennedy, 3500 – sala 403 Bairro Santa Paula – São Caetano do Sul – SP CEP 09572-200 Celular 11 98866.4076 – email: antoniettadomine@terra.com.br