Todo efeito que revela na sua causa um ato de vontade livre denuncia através dele uma causa inteligente.
Diante da infinita variedade dos espíritos no tocante à inteligência e à moralidade, percebemos as diferenças existentes em suas comunicações. Elas devem refletir a elevação ou a inferioridade de suas idéias, seu saber ou sua ignorância, seus vícios e suas virtudes. Podemos classificá-las em quatro categorias principais:
Comunicações Grosseiras: são as que contém expressões que ferem o decoro. Só podem provir de Espíritos de baixa classe, ainda manchados por todas as impurezas da matéria.
Comunicações Frívolas: são as dos Espíritos levianos, zombeteiros ou maliciosos, antes astuciosos do que maus. Agradam a certas pessoas que se divertem com elas e encontram satisfação nas conversas fúteis. Esses Espíritos saem às vezes com tiradas espirituosas e mordazes, misturando brincadeiras banais com duras verdades.
Comunicações Sérias: são as que tratam de assuntos graves e de maneira ponderada. Toda comunicação que exclui a frivolidade e a grosseria, tendo uma finalidade útil, mesmo que de interesse particular, é naturalmente séria, mas nem sempre está isenta de erros. Os Espíritos sérios não são todos igualmente esclarecidos. Há muitas coisas que eles ignoram e sobre as quais se podem enganar de boa fé. É por isso que os Espíritos verdadeiramente superiores nos recomendam sem cessar que submetamos todas as comunicações ao controle da razão e da lógica mais severa.
Comunicações Instrutivas: são as comunicações sérias que tem por finalidade principal algum ensinamento dado pelos espíritos sobre as Ciências, a Moral, a Filosofia, etc. Sua maior ou menor profundidade depende do grau de elevação e de desmaterialização do Espírito. Para se obterem proveitos dessas comunicações, é necessário que elas sejam regulares e que sejam seguidas com perseverança. Os Espíritos sérios se ligam aos que desejam instruir-se e perseveram, deixando aos Espíritos levianos o cuidado de divertir os que só vêem nas comunicações uma forma de distração passageira.
Os meios de comunicação são muito variados. Os Espíritos podem se manifestar agindo sobre os nossos órgãos e sobre os nossos sentidos: através da visão, nas aparições; do tato, pelas impressões tangíveis, ocultas ou visíveis; da audição, pelos ruídos e do olfato, pelos odores sem causa conhecida.
Referência:
O Livro dos Médiuns – Segunda Parte - Cap. X