A doutrina espírita permite-nos tirar as possíveis dúvidas que poderíamos ainda abrigar em nosso mundo íntimo, sobre quem devemos seguir como guia e modelo para a conquista da tão sonhada paz e harmonia que tanto buscamos desfrutar. Em sua primeira obra da codificação O Livro dos Espíritos, encontramos essa esclarecedora e segura informação que segue.

“625 – Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? (LE)
Jesus”

Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava.

Quanto aos que, pretendendo instruir o homem na lei de Deus, o têm transviado, ensinando-lhes falsos princípios, isso aconteceu por haverem deixado que os dominassem sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regulam as condições da vida da alma, com as que regem a vida do corpo. Muitos hão apresentado como leis divinas simples leis humanas estatuídas para servir às paixões e dominar os homens.

(L.E. Pergunta 625.)

Jesus não veio ao mundo em nosso socorro, como um simples legislador para estabelecer códigos de conduta para os outros cumprirem, ao contrário, como representante de Deus nosso Pai, entre seus irmãos ainda bastante ignorantes da Lei de Amor, jamais se esquivou de dar o exemplo pelas palavras e obras que realizou para nos ensinar a pratica do verdadeiro “amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo”.

Segundo nos esclarecem os Espíritos Superiores, a autoridade moral que exercia entre nós, era fruto da natureza celeste do seu Espírito, indispensável para a realização da missão divina que o Pai lhe confiara de mostrar aos homens que a verdadeira vida do Espírito imortal que somos não é a que se passa na Terra e sim a que é vivida no mundo espiritual para onde retornaremos um dia. Mas, apesar de tudo o que Ele nos ensinou e exemplificou, ainda hoje, passados 2020 anos de sua estada entre nós, apesar de todo o progresso moral espiritual que a humanidade logrou conquistar Jesus ainda é um Ser incompreendido, desprezado, e até mesmo desconhecido de muitos.

“Raças e povos ainda existem, que o desconhecem, porém não ignoram a lei de amor da sua doutrina, porque todos os homens receberam, nas mais remotas plagas do orbe, as irradiações do seu espírito misericordioso, através das palavras inspiradas dos seus mensageiros.
O Evangelho do Divino Mestre ainda encontrará, por algum tempo, a resistência das trevas. A má-fé, a ignorância, a simonia, o império da força conspiração contra ele, mas tempo virá em que a sua ascendência será reconhecida. Nos dias de flagelo e de provações coletivas, é para a sua luz eterna que a Humanidade se voltará, tomada de esperança. Então, novamente
se ouvirão as palavras benditas do Sermão da Montanha e, através das planícies, dos montes e dos vales, o homem conhecerá o caminho, a verdade, a vida.”
Livro: EMMANUEL – Chico Xavier/Emmanuel. Cap. II. – O EVANGELHO E O FUTURO.

A benfeitora Joana de Ângelis, afirma-nos que:

“Jesus transcende, desse modo, os estágios do processo de evolução na Terra, porquanto Ele já era o Construtor do planeta, quando sequer a vida nele se apresentara… As fontes disponíveis para a coleta de dados e análise profunda são as narrativas evangélicas, insuficientes, pelo referir-se aos Seus ditos e ações mediante linguagem especial, às vezes vitimada por interpolações, deturpações, enxertos perniciosos, que lhes descaracterizam a exatidão (…)”.

Livro: Desperta e seja Feliz – Cap. O Homem Jesus. Divaldo Franco/Joanna de Ângelis.

Portanto amigos e irmãos seguidores da fé raciocinada da filosofia que decidimos esposar, sigamos convictos de que Jesus é o caminho a verdade e a vida para o encontro com nosso eu Divino, porque como Ele bem nos asseverou “Faremos tudo o que Ele fez e muito mais.”
Pensemos nisso.

Muita Paz!

Autor: Francisco Rebouças

Fonte: https://www.agendaespiritabrasil.com.br

Deixe seu Comentário