Na edição do mês de novembro, a revista Reformador, editada pela FEB, traz um texto acerca do tema “Entre a dor e o sofrimento”, além dos artigos “Sessões mediúnicas sérias”, “O poder de Deus em nós” e “Transtornos do Espectro Autista”. A edição traz também o Brasil Espírita, agenda dos principais eventos do Movimento Espírita pelo país. Confira e faça sua assinatura: https://www.souleitorespirita.com.br/loja2/
Tudo o que vive neste mundo, natureza, animal, homem, sofre e, todavia, o amor é a lei do Universo e por amor foi que Deus formou os seres.
A dor segue todos os nossos passos; espreita-nos em todas as voltas do caminho. E, diante dessa esfinge que o fita com seu olhar estranho, o homem faz a eterna pergunta: Por que existe a dor? É, no que lhe concerne, uma punição, uma expiação, como o dizem alguns? É a reparação do passado, o resgate das faltas cometidas?
Fundamentalmente considerada, a dor é uma lei de equilíbrio e educação. Sem dúvida, as falhas do passado recaem sobre nós com todo o seu peso e determinam as condições de nosso destino. O sofrimento não é, muitas vezes, mais do que a repercussão das violações da ordem eterna cometidas; mas, sendo partilha de todos, deve ser considerado como necessidade de ordem geral, como agente de desenvolvimento, condição do progresso. Todos os seres têm de, por sua vez, passar por ele. Sua ação é benfazeja para quem sabe compreendê-lo, mas somente podem compreendê-lo aqueles que lhe sentiram os poderosos efeitos…
A dor e o prazer são duas formas extremas da sensação. A dor física produz sensações; o sofrimento moral produz sentimentos. Por mais admirável que possa parecer à primeira vista, a dor é apenas um meio de que usa o Poder Infinito para nos chamar a si e, ao mesmo tempo, tornar-nos mais rapidamente acessível à felicidade espiritual, única duradoura. É pelo amor que nos tem que Deus envia o sofrimento. Fere-nos, corrige-nos como a mãe corrige o filho para educá-lo e melhorá-lo.
A dor é como uma asa dada à alma escravizada pela carne para ajudá-la a desprender-se e a elevar-se mais alto.
¹ N.R.: DENIS, Léon. O problema do ser, do destino e da dor. 32. ed. 7. imp. Brasília: FEB, 2016. Pt. 3, cap. 26 – A dor. [Título modificado pelo Editor. Transcrição parcial].