Muitas pessoas perguntam: Qual o objetivo da encarnação dos espíritos?; Qual é o propósito de Deus quando nos permite o reencarne?, etc. 

De acordo com André Luiz Ruiz no programa Espiritismo sem Mistério, a encarnação tem como objetivo fazer com que o espírito saia de sua condição simples e ignorante para chegar a perfeição. Porém, para alguns dependendo da evolução é uma expiação, enquanto para outros é uma missão.

Em O Livro dos Espíritos,  questão 132, Allan Kardec pergunta:

Qual é a finalidade da encarnação dos Espíritos?

Resposta: Deus a impõe com o fim de levá-los à perfeição: para uns, é uma expiação; para outros, uma missão. Mas, para chegar a essa perfeição, eles devem sofrer todas as vicissitudes da existência corpórea; nisto é que está a expiação. A encarnação tem ainda outra finalidade, que é a de pôr o Espírito em condições de enfrentar a sua parte na obra da Criação. É para executá-la que ele toma um aparelho em cada mundo, em harmonia com a matéria essencial do mesmo, a fim de nele cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. E dessa maneira, concorrendo para a obra geral, também progredir.

Simples e ignorantes

Como nascemos simples e ignorantes temos a necessidade da encarnação. 

Como Deus é justo e bom, não poderia fazer alguns felizes, sem dificuldades, sem trabalho, e por consequência sem mérito. Ele nos criou do jeito mais perfeito, para que assim, conseguirmos conquistas as nossas próprias coisas, com os desafios das encarnações. 

Os Espíritos que, desde o princípio, seguiram o caminho do bem têm necessidade da encarnação?

Resposta: Todos são criados simples e ignorantes e se instruem através das lutas e atribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não podia fazer feliz a uns, sem penas e sem trabalhos, e por conseguinte sem mérito. (O Livro dos Espíritos, questão 133)

Expiações e Missões

As expiações e as missões dos espíritos são caminhos para a evolução. Com isso, os sofrimentos que enfrentamos durante as dificuldades da vida nos fazem aprender e acelerar o entendimento da encarnação e da Lei do Amor. 

E ainda, o cumprimento dos deveres de uma encarnação, são como promessas de melhorias tanto para si como para o próximo. 

A prática da caridade, do perdão, abnegação irão contribuir para a evolução do espírito. 

E lembre-se que as encarnações são ciclos e acontecem nos mais diferentes mundos e formas físicas. E dentro de seus níveis e escalas a evolução dos espíritos é como subir uma escada, ou seja, cada novo aprendizado diz respeito a um gra de elevação. 

E esta elevação será alcançada por todos, entretanto, em uns será mais depressa do que em outros.


Fonte: radioboanova.com.br

Deixe seu Comentário