Allan Kardec nasceu em 3 de outubro de 1804, na cidade de Lyon. Seu desencarne ocorreu em 31 de março de 1869, aos 65 anos, vítima de um aneurisma. Sua persistência e estudo constante no espiritismo foram essenciais para elaborar a doutrina e organização dos ensinos do Espírito da Verdade.

O seu nome de nascimento foi Hippolyte Léon Denizard Rivail. Porém, sempre foi conhecido como Kadec por boa parte de sua encarnação.

Allan Kardec na vida acadêmica

Ele foi um ilustre professor, na cidade de Paris, na França, e casado com a intelectual Amélie Gabrielle Boudet . Devotado escritor, publicou obras importantes no campo da educação como: “Plano proposto para a melhoria da instrução pública, lançado em 1828″; “Curso prático e teórico de aritmética (Segundo o método de Pestalozzi)”, para uso dos professores primários e mães de família, publicado no ano seguinte, e “Gramática Francesa Clássica” em 1831.

Espiritismo

A Humanidade deve muito a esse espírito, que retirou a religião do domínio dos dogmas, racionalizando a fé e dando provas incontestáveis da realidade do além-túmulo. Foram 14 anos de organização da Doutrina Espírita que resultaram nos cinco livros do pentateuco. 

Com todo um sistema rigorosamente apoiado na filosofia e ciência, Kardec preparou o lançamento das cinco Obras Básicas da Doutrina Espírita, em 1857. As publicações começaram com O Livro dos Espíritos, em 1861, seguido pelo O Livro dos Médiuns. Em 1864, foi a vez de lançar O Evangelho Segundo o Espiritismo. Em Agosto de 1865, Kardec publicou o livro O Céu e o Inferno.

Já A Gênese foi publicada em janeiro de 1868. Em 1890, a publicação do livro Obras Póstumas por sua esposa Amelie Gabrielle Boudet. Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Constituída legalmente, a entidade passou a ser a sociedade central do Espiritismo, local de estudos e incentivadora da formação de novos grupos.

Fonte: TV Mundo Maior

Deixe seu Comentário