Apoiei-me no Cristo para escrever e não quero mais sair da sua sombra benfeitora, assinalando cada vez mais a minha fidelidade ao seu exemplo de luz. Confiro todos os dias a minha honestidade aos meus compromissos e quando passo a esquecer o prometido, volto começando de novo os trabalhos com mais intensidade, de modo que o amor fecunde todos os meus esforços.
Não estendamos os braços ao engano, o que nos faz sofrer. Se já estamos acolhidos pela Doutrina dos Espíritos, por que esquecê-la? No seu seio, Jesus renasce fulgurante e feliz, fazendo reviver todos os seus pensamentos, e ainda mais, as páginas enviadas do Além dizem aos homens o que não foi registrado pelos apóstolos e estão gravadas no éter cósmico, de maneira que a sua leitura está à disposição para quem sabe ler no livro da vida, onde Deus escreve pelas mãos das suas leis naturais e eternas.
O engano de muitos é pensar que enganam a Deus, escondendo-se "atrás da porta", pensando e fazendo acusações aos outros, alimentando paixões inferiores que destroem sua própria paz. Quanto mais se tenta esconder de Deus, mais se mostram as intenções, senão os feitos. Quando a alma descobre essa verdade, começa a lutar não com o mundo exterior mas dentro, de si, batalhando permanente. Enfraquecer-se é entregar-se ao desanimo, que se mostra carro lento na subida; o vencido sofre mais e o vencedor não tem tempo de pensar nas influências dos outros.
Compreende os outros pelo que eles são e faze o melhor em favor dos que te perseguem e caluniam. Quando o perseguidor se sentir amado pelo perseguido, o seu coração dará sinal de melhora, pela força do perdão e passará a entender o valor da fraternidade. Jesus espera pelas nossas decisões, porque fomos feitos para a luz do bem. Se entrarmos noutros caminhos, voltaremos sacrificados pelos nossos erros, até encontrarmos os caminhos da redenção espiritual. Certifiquemo-nos de que a nossa vida jamais saia da vida de Deus, na qual recebemos todo amparo e toda a felicidade.
O engano de muitos está na ignorância, por lhes faltar a maturidade espiritual. Quando acordarem, sentindo o amor do Pai Celestial, a consciência gritará: "avançar!" e o coração se abrirá em flor, entendendo e amando a Deus em todas as coisas. O acordar para a luz é, pois, o germe de vida e da vida, e quando o embrião começa a crescer, a alma passa a ser dotada de conhecimentos, a ser adulta, pelo tempo de maturidade.
Formemos causas geradoras de virtudes, assegurando que os efeitos não serão de outra espécie, sempre correspondendo à fonte. A água retirada de uma mina pura mostra de onde veio e fala da sua gênese.
O engano teve seu tempo, envolvido nas teorias; quando passamos à vivência de coisas elevadas, a época de se apossa de nós, como nós do cobertor na época de frio, do ar que respiramos e do próprio corpo que nos protege e nos envolve nas experiências da carne. Somos protegidos pelo que somos. O boi que sai do trilho que o vaqueiro determinou é perseguido pelo ferrão.
Devemos avaliar, todos os dias, a vida que levamos, e somar os efeitos, esperando o resultado dado pela consciência, sem contrariá-la. A humanidade se encontra na chocadeira da Terra, que espera seu novo nascimento. Não somos todos da mesma época, mas, todos deveremos nascer, e quando deparamos com a luz do dia, não desejaremos voltar para as trevas onde nos encontrávamos.
Estima essa conversa e sai da escuridão, porque já estás gerado. Abre os olhos e vem para a luta, que o céu não se encontra longe da tua vida. Comunguemos juntos e façamos o melhor, para que esse melhor nos atenda e viva pela vida eterna. Todo engano é passageiro, e todo acerto tem raízes na eternidade.
Quando o perseguidor se sentir amado pelo perseguido, o seu coração dará sinal de melhora, pela força do perdão, e passará a entender o valor da fraternidade.