Motivação 

O que te motiva a viver, a realizar o que gostaria e sonha para sua vida?

Essa é uma das coisas que busco encontrar vestígios na vida das pessoas que me procuram, que querem resolver questões de ordem pessoal, profissional, afetiva, saúde e tantas outras situações. Sim, esse é um ponto importante, faz parte de um contexto que precisa ser cuidado. Capaz de gerar a energia necessária para a execução de qualquer projeto, precisa ser compreendido em nós mesmos e como podemos desenvolver com maior habilidade o que nos permite caminhar para nossas proposições de vida. 


Qual a importância de procurar o que motiva, ou o que te impulsiona a vida a andar para frente? O motivo é claro, e está na própria proposição, é o que promove a energia necessária para poder realizar, de fazer com que a vida aconteça em sua plenitude, ou pelo menos dentro de padrões que sejam bons e aceitáveis para poder viver. Tendo firmemente a vontade de poder seguir adiante, podemos realizar façanhas em superação de obstáculos e dificuldades, ao contrário, podermos naufragar, se caso não existir a mínima vontade de seguir adiante. 


A vida é composta por momentos felizes, alegres, descontraídos e também por momentos desafiadores, imprevistos e difíceis de serem superados. Claro que, passar por momentos que julgamos ser bons é mais fácil, pois neles mesmos encontram-se o que é necessário para seguir adiante, a alegria, o prazer, a tranquilidade, a afinidade, o amor, as amizades e muito do que precisamos. Agora, nos momentos desafiadores encontramos muito a superar, temos os impedimentos, o sofrimento, frustração, o arrependimento, a angústia, tudo o que nos incomoda e nos coloca numa situação que não desejamos, procuramos evitar na verdade. Esses acontecimentos nos tocam nas profundezas do ser, mexe no que traz segurança, são situações que podem nos fazer sentir fragilizados e impotentes perante o que é vivido e enfrentado.


E justamente perante estas situações e as devidas consequências, dependendo de como nos atinge e como reagimos, teremos a complicação da situação, quadros mais difíceis ainda, afunilando para um quadro mais complexo e de demorada solução.  


Por que esse assunto merece um destaque?


Por trás destas situações de superação, existe um ser humano, num processo de crescimento pessoal, que não é uma máquina, que tem sentimentos e tem limites. Espírito reencarnado que enfrenta desafios nesta escola chamada Terra, que busca justamente nesses embates a superação de si mesmo, o amadurecimento para poder realizar o progresso tão anelado e a ampliação da consciência para poder vibrar numa frequência de maturidade e luz interior, precisa de um norte, de algo que lhe permita seguir em frente, principalmente nos momentos de maiores desafios. Esta é nossa realidade, somos viajores no tempo, desejosos de poder encontrar a paz. Precisamos de sustentação e energia para prosseguir. O que nos motiva nos alimenta. Esteja atento para esse foco.


Buscar o que motiva é uma forma de aumentar as possibilidades das mudanças pretendidas em seu comportamento, pois assim a energia para agir estará presente, mesmo mediante situações que impeçam de seguir adiante. É uma forma de estar mais próximo do sucesso consigo mesmo. 


Compreender a si mesmo e agir com determinação lhe permitirá ação diretiva e assertiva, o que significa não se impor comportamentos com proposições superficiais, ou meramente para cumprir regras, assim será mais produtivo e profundo. A imposição leva ao desgaste e ao consumo de energia desnecessariamente, gera desgaste consigo mesmo, impedindo de ver a beleza por trás dos desafios do caminho, resultando na transformação pessoal.

Ricardo Seixas.


Se não dá para impor comportamentos, o que fazer?

Ter consciência sobre quem é você, sobre seus impulsos e trabalhar de uma maneira que seja contributiva e traga mudanças efetivas. Toda vez que você tentar impor a si mesmo um comportamento, considerado o melhor adaptado ou o politicamente correto,   coloque atenção e perceba as tensões internas, geradas por essa imposição. Essa tensão irá gerar, futuramente, consequências desequilibrantes. Peça ajuda, para profissionais de preferência, para que suas atitudes sejam as melhores e alinhadas consigo, com sua essência. Não se martirize com o que julga sobre si mesmo(a), em relação à sua própria atitude, isso não resolve nada. Busque o que motiva e caminhe firme com seu propósito de transformação e crescimento em consciência, tudo dará certo.

Deixe seu Comentário