Penso, logo, existo.
Descartes
Tudo em nós começa pelo pensamento e se finaliza nos atos. Mesmo quando dissemos que fizemos sem pensar, temos sempre um pensamento mesmo que seja incorreto ou incompleto em sua análise para as ações. Podemos naquele momento ter feito algo não muito correto, mas nosso pensamento nos dirigiu aquele ato mesmo deturpado e infeliz nos seus objetivos.
Pensar, falar e agir, formam nossa personalidade e, portanto, nosso destino, já disse alguém e falou com muita propriedade, pois tudo está interligado num processo de gerar a vontade no espírito e realizar no corpo físico.
A mudança é a bandeira primeira e a maior da Doutrina Espírita, mas essa mudança sempre vai começar no ato de pensar.
Todo o nosso ser tem reflexos condicionados para o nosso viver automático, mas é a forma de pensar que determina nossa vida, pois dela serão gerados os atos.
Ao falar de pensamento, logo nos remetemos aos amigos da espiritualidade que nos influenciam positiva ou negativamente. Normalmente quando pensamos, imaginamos que estamos realizando um ato isolado, mas isso não é verdade, pois a influência da espiritualidade vai atuar diretamente no nosso pensar e, portanto, no nosso psiquismo. Não quer dizer que a responsabilidade dos nossos atos seriam, portanto deles, até porque nós é que decidimos a realização ou não dos nossos pensamentos.
Vivemos num mar de ideias, como já dizia Platão. Tudo está ligado entre nós, atos, pensamentos e energias de todas as espécies.
O próprio Mestre Jesus dizia, devido à riqueza dos seus pensamentos e atos: “Eu e o Pai somos um só”.
Assim vamos orar muito, começando no nosso ato de pensar e vigiar nossa língua e atos para não realizar algo que depois possamos nos arrepender e determinar um destino que não queremos para nós. O nosso destino está para ser mudado, mas como fazer isso? Pensamentos, palavras e atos devidamente cuidados para expressar energias boas sempre, vão nos livrar de perturbações espirituais e problemas e dificuldades materiais. Mesmo aqueles que estão no processo de provas e expiações, poderão ser mudados se Deus nosso Pai Maior entender que devem ser minorados seus efeitos.
Deus é amor e nós precisamos mudar de dentro para fora, para podermos sentir esse amor, praticar esse amor, viver intensamente esse amor.
Que Jesus continue nos abençoando hoje e sempre.
Wagner Ideali