As Bases do Espiritismo são Caridade, Reencarnação e Amor.
Podemos entender que sem esses três princípios não teremos a Doutrina Espírita sustentada em toda sua profundidade.
Caridade em toda sua profundidade, que inicia na ajuda material e culmina nos pensamentos e atos edificantes para o próximo, é sem dúvida a maior oportunidade que temos para aprender a perdoar e amar.
Podemos também verificar que uma das maiores expressões de caridade e amor de Deus para com o ser encarnado, é sem dúvida a reencarnação. A reencarnação nos oferece nova oportunidade de reconstruir nossa estrutura espiritual e psíquica, permitindo nova oportunidade de nos relacionarmos com aqueles que temos dívidas e com aqueles que amamos e gostamos de estar próximos.
Quando estamos falando em reencarnação, amor, e todos os sentimentos construtivos para o ser encarnado, vamos ver que os laços de Família, permitem a aproximação de espíritos amigos e permitem a oportunidade de reencontro dos espíritos tidos como inimigos, para os reajustes necessários.
Com os laços de família, o vínculo se estreita ainda mais, ocorrendo assim uma forma mais profunda de amor em função da convivência, troca de experiências e momentos difíceis entre as criaturas, criando oportunidades para aproximar espíritos que não tem afinidades.
Como nos ensina o Evangelho de Jesus, a reencarnação aproxima e reforça os laços de família.
Assim vamos perceber que a família é a forma que se pode dizer mais importante para agregar espíritos dispersos, desenvolver entre as pessoas um laço de perdão, entendimento e por fim AMOR. Lembrando que Amor não é apego, mas desprendimento para ajudar a desenvolver os nobres sentimentos da alma.
Podemos refletir nas duas formas dos laços de família, ou seja, por afinidades e por necessidade de expiação.
Sempre tendo em mente que Jesus é o nosso alvo, o nosso objetivo maior.
Prof. Wagner Ideali