No conjunto de informações que temos à disposição, no que se refere à busca por compreensão e entendimento, destaco nesse momento o campo dos relacionamentos.
Ao longo de nossa jornada poderemos perceber que, relacionamentos mal compreendidos ou mal definidos, são causadores de dores e sofrimentos que podem se desdobrar por tempo indeterminado para se chegar à alguma solução, tendo a necessidade de trabalhar a ligação entre os envolvidos, que se conectam com a energia do sofrimento, do ódio e da vingança. Já os relacionamentos harmoniosos tem também as conexões, mas já num padrão de energia de luz, harmonia, amor e paz. E neste aspecto, podemos perceber a importância de aprender a lidar com o outro e conosco mesmo, no sentido de obter entendimento e harmonia nas experiencias que temos a oportunidade de conviver ao lado de quem está ao nosso lado.
Podemos notar ao longo da história que, quando focamos no ego, tendemos a não perceber quem está ao meu lado, ou quem está na dependência de minhas atitudes. Por exemplo, se uma pessoa tem condições financeiras, tem poder, provavelmente, outras pessoas dependerão de suas diretrizes e estarão sujeitas aos comportamentos e decisões de quem detém o poder. Sabemos que, dependendo das ações praticadas e das decisões tomadas, os resultados poderão ser bons, harmônicos, trazendo contribuição e crescimento e prosperidade para todos os envolvidos; caso contraria, a dor e o sofrimento serão os resultados.
A vida é breve, mas não é percebida desta forma por uma camada significativa da sociedade. Uma grande maioria pensa somente em sua própria satisfação, sem levar em consideração quem está ao seu lado, ou que depende de suas diretrizes. É uma evolução, saber ligar com o outro com respeito e compreensão, ter paciência e entendimento, usar de compaixão e amor. Perceba que são níveis de atuação, desde olhar para o próprio umbigo e olhar para o bem geral. Neste caminho, entre esses extremos, existe um gradiente de possibilidades e, desta maneira, vamos seguindo aprendendo e fazendo o que está ao nosso alcance de compreensão.
Se quisermos ter alegria e paz, o primeiro passo passa por nós, entendermos melhor como somos, como funcionamos e o que nos interessa na vida buscar; na sequencia o interesse por saber como lidar com as pessoas ao nosso redor, da melhor maneira que conseguirmos, sem exigir santidade e fazer o que esteja ao alcance; aprender a cada experiência, sabendo que o “vá e não peques mais” tem um sentido de “da próxima vez, procure fazer diferente”; simples assim!
Aprendemos com os resultados de nossas atitudes, esse é o nosso objetivo na vida material, aprender e superar. Para superar preciso identificar e aprender a lidar, isso é superação, aprender a lidar.
Busque aprender a lidar com toda e qualquer situação, toda e qualquer características que percebas o que necessitas aprender, desenvolver em ti mesmo, deseje querer mudar realmente em tua vida.
Ricardo Seixas
@ricardosxs.mentoria